quinta-feira, dezembro 29, 2011

O truque (dedicado a moça);


Ela tinha um nome bonito,
mas por alguma razão (ou nenhuma razão) eu não consigo me lembrar qual era.
Lembro que aquele nome me trazia a mente maçãs muito vermelhas, um sol suave
e um sorriso largo,
um sorriso específico, como uma lembrança.
Uma lembrança de alguém que já não lembro.
Uma lembrança sem nome.
Que engraçado, alguém que não lembro o nome me trazer a mente uma lembrança
que não me pertence.
Tudo bem, ela não era importante, era só uma moça sentada em um banco.
É estranho como as pessoas confiam em estranhos tão rápido quando se sentem
perdidas...
Eu só havia dado um sorriso, eu só havia dito 'Bom dia'.
E sentei ao seu lado sob a luz fraca daquela manhã tão nublada,
e em poucos minutos aqueles olhos já
me pediam abrigo e me suplicavam respostas que eu não sabia dar.

Ao decorrer da conversa ela me disse não aguentar mais aquelas indas e vindas, e se
virou como se estivesse observando alguma coisa ao longe.
Me perguntei se de fato ela teria visto alguma coisa que chamou a sua atenção ou apenas
tinha se virado para esconder de mim que estava lacrimejando.
De fato eu queria lhe dizer algo, na verdade eu precisava lhe dizer algo, não
apenas por que é isso que se sente quando se vê alguém chorando,
mas também por que alguma coisa em mim queria ir até ela como um abraço.

Tudo bem. É isso o que acontece com copos cheios. Eles derramam.
Olha, eu sei que o seu coração está partido. Talvez corações partidos
saibam se reconhecer...
Talvez todas as pessoas que você conhece, todas as pessoas

que você ama e se importa irão partir seu coração uma hora ou outra.
E não tem como impedir, e não tem onde se esconder e nem para onde fugir,
e também
não há uma maneira de impedir seu mundo de desabar uma,
duas, três vezes ou mais,
e a dor de se perder mundos é tão forte
que faz parecer que a vida nunca mais irá ser
a mesma.
Mas tem uma coisa que você pode fazer, na verdade tem uma coisa que você

deve fazer para se salvar, e essa coisa é pensar. Sim, pensar.
Pensar em por quem vale
a pena chorar. E você sabe,
e todo mundo sabe, só vale a pena chorar por quem muito já te fez sorrir,
e não apenas sorrir, mas se sentir a melhor pessoa do mundo o
maior número de vezes possível, e no dia em que você escolher
sofrer apenas por quem quer seu bem, você irá sofrer cada vez
menos até chegar o dia em que você irá deixar de sofrer...
Nunca derrame uma lágrima por quem não derramaria o dobro por você.

É o truque.