sábado, janeiro 02, 2010

Diários e Transtornos |2|

A Ligação


Acordei com a tontura de todos os dias, acordei com a mesma dor de cabeça
que me persegue desde que minha vida virou essa sequência
de atos automáticos e vazios.
No meu quarto a mesma bagunça da semana passada e de antes disso,
e de sempre. Ás vezes acho que os pôster da porta está vivo, parece que o Steven*
olha para mim e diz:
-Ei, eu tenho uma vida apesar do que aparento, e você?
Talvez eu seja mesmo um fudido, mas eu estou em um labirinto sem saída e no
momento meus atos não me afetam. (Acho melhor pensar assim.)
Minha mãe sempre abre a porta do meu quarto como se fosse entrar numa zona
de guerra, abrindo a porta devagar e pisando na ponta dos pés e sempre me olha
como se eu fosse um cachorro doente ou algo assim.
-Telefone. - Disse colocando meu celular na mesa e fechando a porta.
Levantei rápido, vi o quarto girar, meu estômago embrulhou, tropeçei no coturno,
quase caí, peguei o celular, sentei no chão.
Passei por um daqueles momentos da vida em que se você pudesse prever o que
estava prestes a acontecer teria ficado no mesmo lugar, teria interrompido a ação, teria
feito o contrário. A única palavra que eu disse foi 'Oi' e depois disso eu apenas ouvi,
era uma voz feminina da qual eu não lembro de ter ouvido outras vezes e parecia um
tanto quanto irritada e talvez até mesmo triste. Ela dizia coisas que eu era incapaz de entender
não só por não saber exatamente do que se tratava, mas também pela importância que ela
colocava em atos sem significado para mim. Entre gritos e príncipios de choro dela eu perguntei:
-Ok, mas quem é você?
Quando ela se calou, eu pensei que devia ter feito algo errado mas fiquei contente por ela ter ficado
quieta, e depois de alguns segundos de silêncio a voz voltou a falar gaguejando entre soluços:
- 'Sentimentos morrem dentro de nós,morrem e não voltam a nascer.'
E então ela desligou o telefone chorando.
Pensei naquela frase durante uma hora sentado no quarto:
''Sentimentos morrem dentro de nós, morrem e não voltam a nascer''
Cheguei a pensar que eu poderia muito bem ser um monte de sentimentos mortos; mortos e
enterrados; mortos para sempre, e se eu era capaz de viver bem assim, aquela menina também
seria um dia. E então apaguei o registro da chamada e fui tomar banho; afinal já estava anoitecendo.


*Steven Tyler.